10 provas de que a língua portuguesa não é para amadores

No mundo globalizado de hoje, muitos são aqueles que se preocupam em aprender um novo idioma, procurando ganhar destaque no mercado de emprego concorrido.

Ao mesmo tempo, a língua portuguesa tem vivido dias difíceis, fruto da influência do inglês e da rapidez com que somos obrigados a escrever nos nossos smartphones, sujeitos às alterações criativas do corretor ortográfico.

Mas o que não podemos ignorar é que é precisamente neste momento, em que tudo acontece tão rápido, que a língua e os cuidados que temos com ela fazem toda a diferença. Se considerarmos que as primeiras impressões são aquelas que mais perduram e que as mesmas são causadas por pequenos sinais que damos ao comunicar, o que pensaria de uma pessoa que dá erros ortográficos? Contrataria alguém que não é capaz de escrever um e-mail de forma cuidada? Acreditaria numa promoção de um produto que apresenta falhas no português? Dificilmente…

Leia todos os dias, não hesite em responder às suas dúvidas com um dicionário (que pode esta à distância de um clique) e leia várias vezes os seus textos antes de os entregar. Se não, pode acabar num post de Instagram com a hashtag #errosdeportuguês.

Publicado por Beatriz Ferreira

Nasci do Tejo, com os pés em Almada e os sonhos em Lisboa. Todas as minhas viagens tiveram bilhete de volta para estas cidades cheias de luz e maresia. Talvez por não gostar de lugares comuns, a minha história profissional é tudo menos estereotipada. Da Geografia e Planeamento Regional entre Lisboa e os Países Baixos, passei ao estudo de jardins, paisagens e História de Arte. Fiz investigação e trabalhei em demasiados espaços climatizados até sair para as ruas de Alfama, como guia turística. Entretanto, e em segredo, a dança, a escrita, a política, a estética, o design e as leitura do Padre António Vieira conspiraram para me levar ao mundo da Comunicação. O meu projeto é forrar o planeta a tricot e crochet mas, por enquanto, fico-me por me cobrir [a mim e aos outros] com cachecóis e camisolas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s