Victor Rui Dores é um professor, escritor e ator açoriano, nascido na Ilha Graciosa. Entre várias atividades, tem-se dedicado aos estudos linguísticos.
Neste vídeo, fala-nos da influência do Português quinhentista e das vagas de povoamento para as diferentes pronúncias que encontramos nos Açores.
“Só na Ilha do Pico, eu já recolhi 47 variantes dialetais”. Assim começa esta aula, que nos faz mergulhar no vasto mar da Língua Portuguesa.
Nasci do Tejo, com os pés em Almada e os sonhos em Lisboa. Todas as minhas viagens tiveram bilhete de volta para estas cidades cheias de luz e maresia.
Talvez por não gostar de lugares comuns, a minha história profissional é tudo menos estereotipada. Da Geografia e Planeamento Regional entre Lisboa e os Países Baixos, passei ao estudo de jardins, paisagens e História de Arte. Fiz investigação e trabalhei em demasiados espaços climatizados até sair para as ruas de Alfama, como guia turística.
Entretanto, e em segredo, a dança, a escrita, a política, a estética, o design e as leitura do Padre António Vieira conspiraram para me levar ao mundo da Comunicação.
O meu projeto é forrar o planeta a tricot e crochet mas, por enquanto, fico-me por me cobrir [a mim e aos outros] com cachecóis e camisolas.
View more posts