“50 grandes discursos da História” é um livro de discursos que marcaram gerações.
Traz-nos uma excelente seleção, feita por Manuel Robalo e Miguel Mata. Ao contrário de muitas obras do género, que registam apenas excertos de intervenções históricas, a vantagem deste livro é publicá-las na íntegra.
A paleta é muito variada: tanto na proveniência dos atores como nas áreas abrangidas. Discursos de guerra, palavras parlamentares, sermões religiosos, até cartas.
De Jesus Cristo a Lutero, de Churchill a Hitler, de Salazar a Soares, de Sadat a Mandela, são séculos de mestria na condução de multidões.
Quem gosta de política, não pode deixar de ler estas palavras. Fica a sugestão de prenda de Natal.
Nasci do Tejo, com os pés em Almada e os sonhos em Lisboa. Todas as minhas viagens tiveram bilhete de volta para estas cidades cheias de luz e maresia.
Talvez por não gostar de lugares comuns, a minha história profissional é tudo menos estereotipada. Da Geografia e Planeamento Regional entre Lisboa e os Países Baixos, passei ao estudo de jardins, paisagens e História de Arte. Fiz investigação e trabalhei em demasiados espaços climatizados até sair para as ruas de Alfama, como guia turística.
Entretanto, e em segredo, a dança, a escrita, a política, a estética, o design e as leitura do Padre António Vieira conspiraram para me levar ao mundo da Comunicação.
O meu projeto é forrar o planeta a tricot e crochet mas, por enquanto, fico-me por me cobrir [a mim e aos outros] com cachecóis e camisolas.
View more posts