Recomendação de Livro – A Tribo Jornalística

O Ernesto é do partido X, que está no Poder, e lê habitualmente o jornal Y. 

Na segunda-feira, o Ernesto partilha uma notícia do Y sobre os negócios da mulher de um combativo deputado do partido W. “Estes gajos acham que somos todos cegos”, escreve no post, cuspindo fogo sobre o “sentimento de impunidade de alguns políticos”.

Na quinta-feira, o mesmo jornal Y faz manchete com alegadas irregularidades no financiamento da campanha do X. O Ernesto não partilha a notícia, mas vocifera nas redes contra “estes jornalistas”, que adoram fazer o jogo das oposições. “Será que ganham alguma coisa com isso?”, pergunta – insidiosamente – o Ernesto a quem perde tempo a ler as caixas de comentários dos jornais online. 

Entre palmas e assobios

Ora, Ernestos há muitos. Gente que bate palmas às notícias de que gosta, mas aponta o dedo ao jornalismo quando a notícia não agrada. 

Oscar Wilde vai perdoar-nos se dissermos que, neste caso, o importante é não ser Ernesto.

A tribo jornalística”, do falecido mestre Traquina, ajuda a perceber que ser é esse, o Jornalista. 

Livro de Nelson Traquina

Publicado por Paulo Colaço

Gosto de me considerar um filho da diáspora. Três continentes fizeram de mim quem sou: um português de Goa, nascido em Moçambique. Sempre achei que a linha reta é a distância mais enfadonha entre dois pontos: é por isso que o meu percurso está cheio de excitantes reviravoltas. Comecei no Direito e estou hoje na Comunicação. Pelo meio encontrei o jornalismo, a rádio, a assessoria autárquica e a direção técnica de uma agência criativa. A minha atividade principal é a assessoria política, parlamentar e de comunicação. Sou também formador, copywriter e ensino xadrez. Reputado pantagruélico, para mim a palavra «como» é apenas uma forma verbal. Viajo vorazmente com o firme propósito de provar que Lisboa é mesmo a cidade mais bonita do mundo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s