Na Potenciar utilizamos o Youtube como fonte de inspiração e conhecimento. Como milhares de outros profissionais de comunicação, aprendemos todos os dias com esta comunidade de milhões de outros utilizadores, que partilham as suas descobertas sobre criar e distribuir novos conteúdos.

Não se enganem! Não há fórmulas secretas para vingar no Instagram ou caminhos certeiros para ter 15k subscritores no canal. Mas os vídeos que possam encontrar, mesmos os que têm títulos sensacionalistas, são relatos das experiências bem sucedidas de quem experimentou muito e encontrou a estratégia mais adequada.
Partilhamos aqui 5 sugestões de canais de Youtube para saber mais sobre escrita, redes sociais, design, comunicação, língua portuguesa e não só.
1 – The Strive Studies
Numa altura em que milhões de pessoas aprendem a trabalhar e a estudar a partir de casa, a auto-disciplina e as técnicas de produtividade tornaram-se tópicos trendy nas comunidades digitais. Um dos beneficiados deste interesse foi o canal The Strive Studies, que promove o método de gestão de tempo “Pomodoro Technique“.
Criado por Francesco Cirillo nos anos 80, o Pomodoro assenta no agendamento de tarefas, na atribuição de tempos de resolução e no trabalho intervalado com períodos de descanso, maximizando assim a disponibilidade para momentos produtivos mais curtos, mas mais intensos
O The Strive Studies já conta com 406 mil subscritores e mais de 19 milhões de visualizações. A jovem estudante de medicina, Jamie, lança semanalmente vídeos de sessões de estudo, com ou sem música de fundo, com alertas de 25 em 25 minutos para pausas rápidas entre sessões de trabalho.
Com prioridades diárias bem definidas e o cronómetro a funcionar, o equilibrio entre o trabalho e o lazer é muito mais fácil de conseguir. Na Potenciar, organizamos o nosso trabalho com este método, ao som das músicas chillout do The Strive Studies.
2 – Think Media
Sean Cannell é especializado em marketing de vídeo e, em conjunto com a sua equipa, partilha semanalmente vídeos sobre criação de conteúdos, análises de equipamento de filmagem e dicas para fazer crescer consistentemente um canal de Youtube.

Os seus tutorials no Think Media são bastante abrangentes, incluindo técnicas de filmagem com smartphones ou equipamento mais profissional, adaptando-se a diferentes cenários e orçamentos. Aborda também as diferentes fases de criação de vídeos, como a escrita de guiões, a iluminação, o estudo do som e os melhores programas de montagem.
Paralelamente ao seu canal, com mais de 1,5 milhões de subscrições e mais de 100 milhões de visualizações, Sean oferece cursos online e-books.
Considerando que as redes sociais são plataformas em constante mutação, consultamos o Think Media para estar sempre a par das novidades sobre o algoritmo do Youtube.
3 – Porto Editora
Em 1944, “Pôrto” ainda se escrevia assim, com acento circunflexo. Foi nesse ano que um grupo de académicos fundou uma editora de referência nos dicionários e livros escolares.
Pioneira em muitos aspetos, a Porto Editora orgulha-se de dois marcos digitais: a primeira livraria online em língua portuguesa (1999), com a atual designação de Wook; e a infopedia.pt, “maior enciclopédia online”, em português.

No seu canal no YouTube podemos encontrar a lista de distribuição “Bom Português”, uma conhecida rubrica da RTP.
São mais de 180 vídeos com entrevistas de rua sobre a Língua de Camões. O desafio é ir passando os vídeos e anotar em quantas respostas acertamos.
No final de cada episódio, ouviremos a famosa frase: “assim se escreve em bom português”.
4 – Mariana’s Corner
Apesar do seu canal ser em inglês, a Mariana é bem portuguesa. Tem 25 anos, é de Lisboa e estuda Direito e História. Criou o canal Mariana’s Study Corner em 2015, que junta mais de 600 mil subscritores no Youtube e 124 apoiantes no Patreon, a plataforma que conecta criadores de conteúdos a quem está disposto a patrociná-los.
A sua experiência académica, muito exigente, levou-a a por em prática estratégias de estudo e técnicas de anotação, úteis a qualquer setor de atividade. Semanalmente experimenta novas agendas, planeadores de tarefas e apps úteis para gerir o dia-a-dia.
Com a Mariana aprendemos a utilizar o método de trabalho alemão zettelkasten e a aplicação Click Up, com a qual a Potenciar organiza todos os seus projetos.
5 – Social Media Examiner
Foi em plena crise financeira de 2009 que Michael Stelzne criou o movimento Social Media Examiner, dedicado à recolha de informação sobre marketing digital, para capacitação de pequenos negócios que enfrentavam dificuldades.
O mundo online de 2009 era muito diferente do atual. Se hoje a Internet está cada vez mais universal e acessível, nessa altura as pessoas começavam a despertar para a interação digital e os primeiros gigantes das redes sociais davam os primeiros passos na massificação das suas plataformas. Tudo era novo e desconhecido e não é de estranhar que esta plataforma de conhecimento se tenha tornado na maior fonte de informação sobre social media marketing do mundo, com 93 milhões de pessoas a beneficiar de artigos, podcasts e vídeos.
Consideramos que a pertinência do Social Media Examiner é ainda maior nos dia de hoje, dada a velocidade a que as redes sociais introduzem mudanças nos seus algoritmos. Já não estamos na fase de descoberta, mas sim de crescimento e evolução deste complexo sistema de redes sociais.

Making Real Instagram Connections – Social Media Marketing Podcast
Se há algo que valorizamos na Potenciar Comunicação é a partilha de conhecimento e no Social Media Examiner podemos encontrar conteúdos sobre crescimento orgânico e pago nas redes social, criação de marca, gestão de imagem, análise estatística de desempenho, hashtags e muito mais.