Este vídeo, criado pela Nós Televisión, é uma lição histórica sobre a ligação entre o Português e o Galego. Muitos teóricos consideram variantes da mesma língua.
Depois de ter promovido a candidatura à CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a Xunta de Galicia abriu mão da sua intensão em detrimento do estado espanhol, que demonstrou interesse em associar-se como país.
A entrada como observador associado da Galiza à CPLP tinha sido proposta e reivindicada por unanimidade na Câmara galega, mas de momento apenas foram aceites como Observadores Consultivos a Academia Galega da Língua Portuguesa e o Consello de Cultura Galega.
De acordo com Valentin Garcia, Secretário Geral de Política Linguística da Junta de Galiza, no ano letivo 2019-2020 quase 2900 alunos do ensino secundário e “bachillerato” (formação de acesso ao ensino superior) estudaram português, 280 a mais do que no ano anterior. Juntos, adicionando alunos de escolas de idiomas oficiais, somaram 3726 alunos.
Recomendamos a leitura do artigo do jornal El Trapezio sobre este processo de entrada na CPLP, e as tensões nacionalistas que está a gerar em Espanha.