A identificação por Eva Péron

A identificação é um dos mais poderosos recursos usados no discurso político.
Costumo dar três exemplos: Patton, Obama e Eva Perón.

Este último caso é o paradigma da sedução de massas através da permanente fusão com o povo. “Se o povo chama general a Juan Perón, Eva também o faz. Se o povo está descamisado, Eva também se diz descamisada”.

No passado dia 23 de outubro tive o gosto de falar da identificação e de outras figuras de comunicação no workshop “Escrever Discursos” da Escola de Quadros da Juventude Popular.

Publicado por Paulo Colaço

Gosto de me considerar um filho da diáspora. Três continentes fizeram de mim quem sou: um português de Goa, nascido em Moçambique. Sempre achei que a linha reta é a distância mais enfadonha entre dois pontos: é por isso que o meu percurso está cheio de excitantes reviravoltas. Comecei no Direito e estou hoje na Comunicação. Pelo meio encontrei o jornalismo, a rádio, a assessoria autárquica e a direção técnica de uma agência criativa. A minha atividade principal é a assessoria política, parlamentar e de comunicação. Sou também formador, copywriter e ensino xadrez. Reputado pantagruélico, para mim a palavra «como» é apenas uma forma verbal. Viajo vorazmente com o firme propósito de provar que Lisboa é mesmo a cidade mais bonita do mundo!

Deixe um comentário